O segredo dos coaches de sucesso

O segredo dos coaches de sucesso

O segredo dos coaches de sucesso

Entenda qual o segredo dos coaches de sucesso e quais são os principais pontos que você deve começar a analisar agora mesmo.
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram

Quando se busca um objetivo profissional, como ser bem-sucedido em uma carreira, se está atrás, na verdade, de um resultado desejado. O segredo dos coaches de sucesso se encontra em compreender que há um caminho a ser percorrido de onde se está agora para onde se quer chegar. E, mais do que isso, que é necessário contar com determinadas ferramentas para que se cumpra o percurso de maneira equilibrada, com um desenvolvimento comportamental e emocional que permitirão alcançar o resultado real. Um primeiro e importante passo é estabelecer o que se é desejado, o que pode ser feito a partir de questionamentos, como, por exemplo, “o que eu quero fazer com a minha formação de coach?”.

Seguindo por essa mesma linha, o segredo dos coaches de sucesso acaba indo ao encontro de uma auto análise que abrange diferentes perspectivas. É bastante relevante para os profissionais identificarem sua atuação e, principalmente, seu processo de desenvolvimento em determinados quadrantes que são considerados como pontos-chave para a construção de um objetivo profissional que visa o êxito no exercício daquilo que se propõe. Para que você também possa compreender em qual estágio está vivenciado de acordo com o segredo dos coaches de sucesso, sugerimos que se faça a seguinte pergunta: “o quanto me sinto preparado para realizar o papel de um coach e ter o resultado que desejo?”.

Para realizar bem o papel de coach, é preciso treinar funções executivas, um conceito da neuropsicologia que reúne diversas competências para treinar o cérebro e construir novas sinapses. As funções executivas encontram suas atividades na seguintes questões: estabelecer, manter, supervisionar, corrigir e realizar planos de ação. Se, então, o objetivo é implementar novas sinapses, o desafio maior está nos hábitos. Em razão disso, é fundamental o exercício de “como seria se eu fizesse diferente?”. E, ao analisar o segredo dos coaches de sucessos, é possível se deparar com uma evolução constante, baseada em perguntas que visam responder questionamentos como o “ de que forma eu poderia agir com esse cliente?”. Mais do que replicar modelos, é preciso buscar novas hipóteses.

Quiz Coach de Atitude

O segredo dos coaches de sucesso: como está o seu desenvolvimento?

Retornando para a análise do desenvolvimento em cada uma das funções executivas, primeiro se deve entendê-las para, assim, conseguir atacar quais delas devem receber uma atenção maior. Portanto, ao avaliar a sua atuação, procure se guiar pelos seguintes aspectos:

  • Planejamento: conseguir executar, organizar o pensamento sistêmico e evitar o planejamento vazio e irreal. Lembrando que não se trata de certo ou errado, mas de adequado ou inadequado.
  • Flexibilidade mental: treinar constantemente o cérebro para alcançar, pelo menos, três respostas diferentes diante de um problema. Mas não tenha a pretensão de saber tudo. A flexibilidade mental está mais para conseguir mudar de ideia do que pretender uma compreensão absoluta.
  • Tomada de decisão: pensar em quais são as possíveis consequências e tomar a decisão mesmo assim. Sabendo que não é possível fazer algo livre completamente de riscos e incertezas.
  • Resolução de problemas: focar no agora quando se está vivenciando o problema.
  • Atenção e percepção: é algo importante em todos os processos, não somente para os estudantes, por exemplo. Alguém que é multitarefas, por sua vez, pode achar que está adiantando atividades, mas, na verdade, está faltando atenção concentrada. Há diferentes tipos de atenção, dependendo do que é preciso ativar ou das dificuldade enfrentada.
  • Fluência verbal e comunicação corporal: a comunicação de um coach deve se ajustar ao cliente.
  • Memória operacional: a memória pode ser classificada como de curto e longo prazo, operacional ou do trabalho, episódica e semântica.
  • Motivação e força de vontade: é algo que deve ser treinado e não que deve vir de fora para dentro.

Definir o segredo dos coaches de sucesso é passar por diferentes etapas de estudo e de auto análise. Uma delas é a que relatamos anteriormente. No entanto, há ainda outros pontos que devem ser aprofundados: inteligência emocional, psicodrama, sociodrama, matriz de identidade, estruturação de sessões, marketing pessoal, entre outros. Quer saber mais sobre eles? Conheça mais sobre o Método Coaching de Atitude!

Compartilhe esse conteúdo

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email