Rotina de casa: saiba como criar a sua

Rotina de casa, saiba como criar a sua - grupo Atitude emocional

Rotina de casa: saiba como criar a sua

“A disciplina é a organização da liberdade.” Comecei meu domingo de Páscoa ouvindo essa frase citada pelo Cortella em sua live no Instagram, enquanto organizava a louça usada no café da manhã. Organizar! Esse tem sido um dos verbos mais usados por mim durante esses dias de isolamento social. Multiplicar-se em vários papéis parece ser impossível sem organização. Estudos comprovam a necessidade de organização para que haja aumento de produtividade. Isso se dá no trabalho, em casa e na vida.

Como é com o seu trabalho? Nesse caso, talvez, você não tenha a opção de ser relaxado em sua organização, por dois motivos: ou porque tem que prestar contas do que faz à alguém acima de você; ou porque você é o “alguém acima” e se não produzir não terá renda. Percebe como na vida pessoal e na rotina de casa não deve ser diferente? Colocar-se como o “alguém acima” é o primeiro passo para deixar de viver uma vida sem rotina. Ademais, ter uma rotina definida traz segurança e diminui a ansiedade.

 Veja bem! Isso não significa que seremos senhores e senhoras do nosso tempo, administrando com maestria e controlando tudo o que é posto em nossas mãos para fazermos. Não! Ter flexibilidade e jogo de cintura é fundamental para que a rotina não vire um agente sequestrador da sua saúde mental. Algumas tarefas darão certo e outras nem tanto. Isso deve servir como um balizador do planejamento. Se não deu certo, avaliar o porquê de não ter funcionado, fazer o ajuste e “vida que segue”. Amanhã sempre será outro dia!

E já que a maioria de nós está em casa esses dias, trarei aqui 5 passos que podem ajudar você a organizar a sua rotina:

             1 – NÃO TENTE ABRAÇAR O MUNDO COM AS PERNAS. Esse é o ponto que considero mais importante. Faça uma relação de tarefas que possam ser executadas dentro do espaço de tempo disponível.

            2 – FAÇA UMA RELAÇÃO DE TODAS AS ATIVIDADES QUE VOCÊ PRECISA QUE SEJAM FEITAS. Por exemplo: há tarefas que precisam ser feitas todos os dias (lavar louça), todas as semanas (lavar roupa), todos os meses (limpar as janelas), a cada dois, três ou seis meses. A cada ano. Isso varia de acordo com a dinâmica de cada casa.

            3 – Feito isso, tenha um planner ou faça uma tabela em seu computador e VÁ DISTRIBUINDO AS TAREFAS DE ACORDO COM ÉPOCA EM QUE ELAS PRECISAM SER EXECUTADAS. Eu faço no meu planner e uso post-its (aqueles adesivos coloridos tipo tags). Por exemplo, a cada seis meses eu dou uma geral no meu guarda-roupa. Então ponho uma tag “arrumar guarda-roupa” em junho e assim que executo essa tarefa, transfiro a tag para dezembro.

            4 – ROTINA DE CASA INCLUI COMIDA. Com base na frequência que você quer e pode ir ao mercado, planeje suas compras. Eu não gosto de ir ao supermercado, então me planejo de forma que tenha o necessário sempre à mão. Semanal, quinzenal ou mensal? Depende! Compras feitas, monte um cardápio semanal. Um tipo de proteína para cada dia, arroz, feijão (deixo cozido em pequenos potes no congelador), dois tipos de legumes e salada (já guardo as folhas higienizadas). Pode fazer isso todos os dias, se seu tempo permitir, ou uma vez por semana e guardar congelado. Tenha sempre frutas em casa e beba água. Mas isso é pauta para outro dia.

            5 – Deste ponto em diante, ACOMPANHE a evolução desse processo de execução das tarefas. Se necessário for, REAVALIE e REDISTRIBUA. Lembram sobre ter flexibilidade?

Disciplina. Organização. Liberdade. Não tenha pressa em fazer funcionar. Apenas aplique os passos e os resultados virão.

Por Iara Neves
Coach de Atitude®. Professora. Especialista em desenvolvimento humano.
@iaracneves

Compartilhe esse conteúdo

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email