Os 4 tipos de transição de carreira

Os 4 tipos de transição de carreira

Os 4 tipos de transição de carreira

Uma transição de carreira não é uma mudança radical na sua vida profissional, são ajustes. Toda vez que você pensa em algo que deseja, você está procurando uma transição de carreira.

Após mentorar milhares de clientes em processos de Coaching de Atitude® individual e em grupo, percebi que existem quatro tipos de transição de carreira. Entender esses quatro níveis ajuda a perceber o quanto você pode ter mais consciência e leveza nessa jornada de mudança. 

Essa visão faz parte do Método Atitude Emocional®, a melhor metodologia de treinamento e desenvolvimento do Brasil. 

Você deve partir do pressuposto que tem vontade de fazer alguma mudança, não sabe direito qual é, mas quer. É possível que você esteja vivendo alguns desses sinais: 

  1. Irritabilidade
  2. Estresse
  3. Só pensa nas férias
  4. Acha que ganha pouco 
  5. Inveja de outras pessoas 

Diante disso, procure ler cada um dos tipos de Transição de Carreira e pergunte-se: me identifico?

  • Transição de carreira 45º

    graus: são ajustes na sua forma de se posicionar, lidar e enxergar sua carreira, mantendo sua área profissional. 

Exemplo de Atitude: como a Célia, arquiteta que sentia que estava cansada porque trabalhava muito e ganhava pouco, passou a se posicionar melhor, cobrar mais, diminuir quantidade e aumentar o volume através de estratégia e um bom plano de carreira. 

  • 90º graus:

    aqui já acontece uma mudança parcial no estilo da sua atuação, mantendo sua área profissional. 

Exemplo de Atitude: a Mayra, gestora da qualidade que trabalhava em regime CLT e percebeu que queria mais autonomia, liberdade, diversidade e mobilidade no trabalho. Então mudou para Consultora de Qualidade de maneira autônoma, rumo ao desenvolvimento da mentalidade empresarial. Abriu sua empresa e já está prestando serviço para diversas empresas. 

  • 180º graus:

    aqui acontece uma mudança da sua área de atuação, considerando toda sua bagagem e experiência passada a pessoa decide outra área do conhecimento. 

Exemplo de Atitude: a Renata, médica que sempre quis trabalhar com desenvolvimento humano que mantém sua área de atuação na medicina, mas decidiu trabalhar como Treinadora e Coach de Atitude® para auxiliar médicos a trabalhar com mais propósito. 

  • 360º graus:

    aqui já acontece uma mudança total de área e forma de atuação profissional, provocando mudanças no seu estilo de vida e nas expectativas de futuro.

Exemplo de Atitude: a Simone, servidora pública, advogada, gosta do que faz, mas decidiu que podia mais. Escolheu o design como segunda carreira e hoje tem sua empresa Delegue Design. 

Todos esses exemplos são de alunas do programa de transição de carreira 10 lições para crescer. Agora é com você: vai encarar a mudança que pode fazer para viver a vida que deseja, e somente depois, encaixar a carreira que cabe nela? 

Vamos agir? 

Por Zora Viana
CEO do Grupo Atitude Emocional®
@zoraviana

Os 4 tipos de transição de carreira. Os 4 tipos de transição de carreira. Os 4 tipos de transição de carreira. Antecipadamente; Antes de mais nada; A princípio; De antemão; Acima de tudo;
À primeira vista; Desde já; Primeiramente; Antes de tudo; Sobretudo; Primordialmente;
Em primeiro lugar. Ainda mais; Assim como; Do mesmo modo; Bem como; Contudo;
Juntamente com; Apesar disso; Em outras palavras; Nesse sentido; Por exemplo;
Seja como for; Todavia; Ainda assim; Porém; Além disso; Em outras palavras; Ou seja.

Compartilhe esse conteúdo

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Você está inscrita(o)!

Para finalizar sua inscrição, responda o e-mail
que enviamos para você agora.

Siga também: