Liderar é levar o outro onde ele não iria sozinho

Liderar é levar o outro onde ele não iria sozinho

Liderar é levar o outro onde ele não iria sozinho

Liderar é levar o outro onde ele não iria sozinho. 

Ainda mais; Assim como; Do mesmo modo; Bem como; Contudo; Juntamente com; Apesar disso; Em outras palavras; Nesse sentido; Por exemplo; Seja como for; Todavia; Ainda assim;

Porém; Além disso; Em outras palavras; Ou seja.

Com frequência vejo as pessoas imaginando como seria a vida se elas estivessem estudado psicologia. A maioria dos meus alunos pensa isso. Mas a verdade é que mais importante do que se formar na graduação, o que você precisa entender é o que você deseja quando pensa que deveria ter estudado psicologia.

Normalmente esse sentimento vem porque você quer ajudar a transformar a vida das pessoas, você se encanta com a possibilidade de contribuir com o mundo de um jeito especial. E a liderança é um exercício de enxergar o outro com os olhos dele, levá-lo para o próximo nível profissional e guiá-lo nessa trajetória.

Por isso tenha sempre o cuidado de se perguntar, constantemente:

  • Por que você lidera pessoas?
  • Para que você lidera pessoas?
  • Como você gostaria de ajudar as pessoas?

Essas perguntas com certeza te levarão à uma reflexão profunda do por quê você faz o que você faz. Todas as vezes que você se questiona: “faço ou não faço uma faculdade de psicologia?” No fundo, você deveria estar se perguntando como você pode trabalhar com desenvolvimento humano, independente da sua formação.

Existe uma forma mais simples, prática e muito mais eficiente de desenvolver pessoas. Você pode aprender sobre como funciona o ser humano, como é constituída a sua personalidade e quais são as funcionalidades do nosso cérebro e, ainda mais, de que forma que ele pode ser treinado pra entender outras possibilidades e aprender novos comportamentos. Nossa, são tantas possibilidades que chego a ficar ansiosa para te ensinar tudo isso!

Quando eu fazia faculdade de psicologia – e acredito que até hoje o currículo acadêmico está dessa forma – todas as disciplinas eram direcionadas para o tratamento de pessoas. Essa forma de estudar fazia com que a gente entendesse o ser humano e sua concepção de uma forma muito mais voltada para a doença do que para a saúde. Inclusive os poucos professores que eu tive sobre treinamento e desenvolvimento durante a faculdade praticamente pediam desculpas por estar me dando aquela aula como se ela não tivesse que estar ali.

Por isso eu te digo que para treinar e desenvolver pessoas você precisa aprender as seguintes matérias:

  • Psicodrama
  • Neuropsicologia
  • Inteligência emocional
  • Ferramentas comportamentais
  • Coaching e Treinamento
  • Dinâmicas e Jogos dramáticos
  • Estratégias de liderança humanizada

Depois de treinar mais de 15.000 pessoas em 40 países eu cheguei a conclusão de que todo esse conhecimento teórico e prático do desenvolvimento humano precisam estar dentro das escolas ensino fundamental e médio. Precisam estar dentro da formação de pais e mestres.

Quando eu morei na Itália, fui entender o sistema educacional de lá, como era estabelecido e que matérias estudavam e, pasmem, percebi que eles estudavam a introdução dos principais filósofos e pensadores da psicologia ainda no ensino médio e isso com certeza influencia os alunos terem uma visão mais crítica e mais direcionada para o desenvolvimento humano.

Mas eu não estou aqui pra discutir o sistema de educação, afinal, essa é uma briga longa e que nem sempre nós temos as ferramentas pra vencê-la diretamente. Por isso a minha função aqui é te ajudar a entender e reconhecer que você pode desenvolver pessoas mesmo sem ter estudado psicologia. O meu papel aqui é treinar pessoas que querem liderar, querem desenvolver, querem levar outras pessoas onde jamais ela chegariam sozinhas. Você se identifica com isso?
Se sim, eu quero te ajudar nessa jornada, eu quero ser a fonte de orientação informação e conhecimento para que você tenha a segurança para treinar e desenvolver pessoas cada vez mais. Conte comigo, minha equipe e conte principalmente com a certeza de que você pode desenvolver pessoas desde que estude o Método Atitude Emocional®️.

E aí, vamos agir?

Por Zora Viana
CEO do Grupo Atitude Emocional®
@zoraviana

 

Antecipadamente; Antes de mais nada; A princípio; De antemão; Acima de tudo; À primeira vista; Desde já; Primeiramente; Antes de tudo; Sobretudo; Primordialmente; Em primeiro lugar.

Liderar é levar o outro onde ele não iria sozinho

Compartilhe esse conteúdo

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email