Conheça os 4 pilares da saúde prática

Conheça os 4 pilares da saúde prática

Conheça os 4 pilares da saúde prática

Estão cada vez mais em alta os cuidados com a saúde em todo o mundo! A cada dia, as pessoas se conscientizam mais da importância de cuidar desta área na vida para que todas as outras áreas possam alcançar a alta performance.

Quando falamos em saúde é muito importante pensarmos, qual o conceito de saúde?

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) o conceito de saúde é: “Saúde é um estado de completo de bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de enfermidades”.

Para alcançar este bem-estar físico, mental e social podemos começar a organizar nossa saúde partindo de 4 pilares essenciais e que consolidam nossa qualidade de vida e longevidade: Alimentação, Sono, Respiração e Movimento.

1. Alimentação:

Nossa nutrição é a base do bom funcionamento das nossas funções fisiológicas e cerebrais.

Quando falamos em ter uma alimentação saudável não estamos falando apenas de restrição calórica ou de cortar alimentos da nossa vida; estamos falando em organizar hábitos alimentares baseados em comida de verdade a maior parte do tempo.

Nossas escolhas alimentarem devem suprir nossas necessidades de nutrientes diários para que nossas funções fisiológicas tenham sua máxima performance.

Quando nosso metabolismo funciona corretamente – sem toxinas e inflamações, nossas funções cerebrais ficam potencializadas e nosso controle emocional também se favorece.

Um corpo bem nutrido funciona como uma máquina com o combustível correto

2. Sono:

A qualidade do nosso sono, muito mais do que a quantidade, é capaz de impactar drasticamente a nossa saúde.

O sono é o momento em que nosso organismo faz a limpeza profunda do nosso corpo e das nossas funções vitais. Também é o momento de equilibrar nossos hormônios e neurotransmissores. E por isso é tão importante garantirmos uma boa noite de sono para que nosso ritmo interno favoreça nossa saúde.

A qualidade do nosso sono é influenciada por muitos fatores, inclusive alimentação, atividade física e nível de estresse.

Portanto, quando falamos de sono precisamos nos atentar aos comportamentos diários que podem influenciar este pilar e nossos comportamentos noturnos.

3. Respiração:

A alguns anos o conceito de mindfulness (atenção plena) vem se consolidando ao redor do mundo como um grande aliado da nossa saúde e do controle do estresse.

Este conceito parte do princípio de que quando temos atenção plena ao momento presente conseguimos manter nossa respiração em um ritmo equilibrado que favorece nosso funcionamento.

Nos acostumamos a não prestar atenção em nossa respiração e a limitá-la apenas à inspiração e expiração, entretanto, a respiração vai muito além disso!

A nossa respiração é um movimento coordenado dos nossos pulmões, nosso coração, nossos músculos e nosso cérebro.

Quando começamos a tomar consciência deste ritmo, dos órgãos envolvidos e da capacidade de oxigenação total das nossas células, logo percebemos que este processo é capaz de melhorar nossos processos fisiológicos, nossa ansiedade, estresse e algumas enfermidades psíquicas.

Uma respiração correta é um poderoso aliado da nossa saúde física e mental!

4. Movimento:

O quanto nos movimentamos influencia diretamente nos nossos níveis de saúde.

Nosso corpo é um sistema complexo e é importante mantê-lo forte para prevenirmos doenças crônicas, estresse, contusões entre outras coisas.

Nossa “máquina” não foi feita para ficar parada ou ela enferruja! Fomos projetados para o movimento não importa qual seja ele: um treino de força, alongamento, resistência, uma dança, uma caminhada… Qualquer movimento traz mais saúde!

Comece devagar e vá aos poucos treinando e fortalecendo seu corpo!

Se conseguirmos nos manter nutridos, descansados, atentos ao aqui e agora e nos mantermos em movimento, teremos este quarteto poderoso funcionando a favor dos nossos resultados.

Comece agora a cuidar do seu bem mais precioso: seu corpo!

Por Ana Gabriela Braga
Coach de Atitude®
@anagabrielabraga

Compartilhe esse conteúdo

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email