5 passos para planejar uma nova carreira

5 passo para planejar uma nova carreira

5 passos para planejar uma nova carreira

A verdade é uma só: planejar uma nova carreira requer experiência, maturidade e direcionamento.

Ninguém quer errar quando está começando pela segunda vez, não é verdade?

Pensa assim, você já está mudando e muitas vezes está mudando porque obteve sucesso na anterior, mas descobriu que escolheu errado ou escolheu por alguém da sua família. E tudo bem! O mais importante é entender que seguindo um passo a passo de quem já mudou fica tudo mais fácil. 

Eu já fiz cinco transições de carreira: de apresentadora de programa de televisão infantil à empresária no desenvolvimento humano, sei o que estou falando. 

Cerca de 80% dos meus clientes decidem fazer uma transição que envolve o empreendedorismo. Por isso, planejar uma nova carreira começa com a mentalidade de que você precisa ter mais resultado em menos tempo.

Por isso, os cinco passos são:

1. Concentre-se em resultados e consequências
É fundamental reconhecer que você não tem mais tempo para perder. Por isso, foque em resultados sustentáveis, ou seja, aqueles resultados que você conseguirá sustentar no longo prazo. Construir um negócio que você tenha prazer e que se encaixa na vida que você deseja. O ciclo do crescimento é: analisar a melhor estratégia, planejar e executar rápido. Assim você mede erros e acertos, corrige e segue em frente. 

2. Visibilidade é essencial
Eu costumo dizer que não adianta ser pérola dentro de uma ostra. É essencial que você seja visto, conhecido e reconhecido pelo maior número de pessoas. E não são quaisquer pessoas, mas sim aquelas que realmente tem poder e interesse de compra do seu produto. Procure oportunidades para demonstrar suas capacidades, expanda as diferentes formas de ser reconhecida. Atualmente o Instagram e o Linkedin são as estratégias práticas e gratuitas para conseguir este resultado. Experimente!

3. Posicione-se para o futuro
Pare de achar que basta você ser incrível e tudo vai dar certo. Nenhum negócio sobrevive sem estratégia e sem venda. Você precisa estar preparada para a próxima oportunidade, para isso esteja sempre em contato com pessoas que já conquistaram o que você deseja e preparada para a próxima oportunidade, para o próximo step.

4. Aprenda e delegue
Uma nova carreira implica um momento da vida em que você já tem uma série de atribuições e responsabilidades pessoais e familiares. Por isso, é certo que você precisará aprender uma série de novas habilidades e rapidamente terá que delegar. Faça uma relação do que você precisa aprender, dedique-se fielmente à isso e aprenda sempre com os melhores. Assim que puder, delegue sem dó, porque quanto menos atribuições, mais livre você fica para pensar e criar novas estratégias para continuar crescendo.

5. Fique confortável estando desconfortável
Controlar o seu destino é o passo definitivo para planejar uma nova carreira. Você não tem mais tempo para viver ao acaso ou de acordo com as oportunidades que vão “surgindo”. Você cria oportunidades. Por isso abrace o sentimento de incerteza, aprenda a curtir estar com ele e nunca recuse uma oportunidade porque acha que não está pronta para ela.

Esses cinco passos conduziram minha vida até aqui e quanto mais pratico, mais longe eu chego. É exatamente o que procuro ensinar para meus clientes de mentoria e consultoria. É preciso aprender a descobrir soluções para novos problemas e, principalmente, ser a própria solução.

Acredite em si mesmo, tenha orientação de pessoas que conquistaram o que você deseja e siga em frente. 

Vamos agir?!

Por Zora Viana
CEO do Grupo Atitude Emocional®
@zoraviana

Ainda mais; Assim como; Do mesmo modo; Bem como; Contudo; Juntamente com; Apesar disso; Em outras palavras; Nesse sentido; Por exemplo; Seja como for; Todavia; Ainda assim; Porém; Além disso; Em outras palavras; Ou seja.

Compartilhe esse conteúdo

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Você está inscrita(o)!

Para finalizar sua inscrição, responda o e-mail
que enviamos para você agora.

Siga também: