5 passos para aumentar a concentração nos estudos

5 passos para aumentar a concentração nos estudos

5 passos para aumentar a concentração nos estudos

Apenas; Constantemente; Depois que; Desde que; Enquanto; Em seguida; Logo depois; Imediatamente; Frequentemente; Ao mesmo tempo; Posteriormente; Conforme; De maneira idêntica; Segundo; Tanto quanto; Tal qual; Por outro lado; Assim como; Em contrapartida; Igualmente; Ao contrário. Antecipadamente; Antes de mais nada; A princípio; De antemão; Acima de tudo; À primeira vista; Desde já; Primeiramente; Antes de tudo; Sobretudo; Primordialmente; Em primeiro lugar. Ainda mais; Assim como; Do mesmo modo; Bem como; Contudo; Juntamente com; Apesar disso; Em outras palavras; Nesse sentido; Por exemplo; Seja como for; Todavia; Ainda assim; Porém; Além disso; Em outras palavras; Ou seja. Agora;

Atualmente, ser estudante de atitude é um desafio e por isso vim aqui contribuir novamente com você que precisa de maior concentração para obter mais resultados nos seus estudos.

Mas antes de qualquer coisa, de 0 a 10, como você avalia a qualidade da sua concentração nos estudos?

Você consegue listar pelo menos dois prejuízos/perdas que a falta de foco tem te causado?

O importante, num primeiro momento é, que você saiba com clareza o seu resultado atual no que diz respeito à concentração e os possíveis elementos que possam estar causando a diminuição da mesma, para que assim você sempre esteja treinada a buscar estratégias a partir dessa visão.

Sabemos que, dentre as inúmeras tarefas e exigências que todo estudante tem para dar conta, concentrar-se é uma das mais árduas, tendo em vista a era Instagram, Telegram, Facebook, TikTok e Youtube que se tornou avassaladora com a quantidade e a rapidez das informações disponíveis a partir de um clique. Se você der bobeira, será “abduzido” por esse ambiente, que segundo a neurociência emana uma energia que impressiona os receptores sensoriais que conduzem todas as informações ao Sistema Nervoso Central (SNC).

Mas calma, a natureza é tão sábia que, sabendo da incapacidade do homem em lidar com tanto estímulo, desconsidera o que é irrelevante e absorve somente o que é necessário e atraente para o indivíduo, de acordo com seu momento de vida. A esse mecanismo de seleção, damos o nome de atenção.

Para uma compreensão geral, a atenção capacita cada indivíduo a focar em cada momento determinados aspectos do ambiente, deixando de lado o que não for relevante.

Imagine o fenômeno da atenção como uma janela aberta para o mundo, e em suas mãos existe uma lanterna que foca somente os aspectos que te interessam. Valendo ressaltar que a direção da lanterna é influenciada pelas suas preferências pessoais, experiências anteriores, necessidades e estado emocional.

É importante considerar que a atenção, assim como todas as funções do corpo humano, não funciona de forma independente, é necessário associar outras atitudes para que a concentração se torne eficaz e se expanda na hora de estudar.

Diante dessas informações, separei 5 passos para que você comece esse treino de concentração. Lembre-se, sugiro passos justamente para que você experimente e faça seu caminho, fazendo ajustes e adequações ao longo da caminhada, sempre que sentir necessidade.

Passo 1: Organize seu ambiente de estudos com os materiais necessários para seu uso, alternando os tipos de materiais (livros impresso, podcast, vídeo-aulas, músicas, etc). Lembrando-se de tirar do seu campo de visão os objetos causadores de distração.

Passo 2: Estabeleça metas para que você tenha um direcionamento na hora dos seus estudos, e por consequência dirija o foco da sua atenção para o que é prioridade;

Passo 3: Tenha uma rotina de sono regular, pois sabemos que um corpo cansado e sonolento tem suas funções de atenção e memória prejudicados, influenciando diretamente no processo de aprendizagem.

Passo 4: Cuide da sua hidratação, bebendo a quantidade de água recomendada (2 litros/dia em média) e da sua alimentação, uma vez que esses dois fatores também são importantíssimos para o equilíbrio e bom funcionamento do processo de concentração;

Passo 5: Medite! A meditação mindfulness  é um processo psicológico que trás a atenção e a consciência para o que está acontecendo no momento presente. Estudos demonstram que esta prática alivia o estresse e os níveis de ansiedade em pessoas saudáveis, e está associada ao aumento do bem-estar.

Por fim, acrescento que o cérebro tem em sua natureza a disposição para aprender, mas só se dispõe a fazê-lo com aquilo que ele compreende como importante. Por isso é necessário para se capturar a informação com atenção, que você mostre a si mesma que o conteúdo a ser estudado é relevante. Isso significa dizer que a lista dos seus porquê’s de estar estudando para determinada prova ou concurso deve estar bem claro na sua mente.

Espero ter ajudado e sucesso!

Por Laís Soares
Coach de Atitude®, especialista em vestibulandos e concurseiros. Psicóloga Orientadora Profissional.
@psilaissoares

concentração nos estudos. Antecipadamente; Antes de mais nada; A princípio; De antemão; Acima de tudo;
À primeira vista; Desde já; Primeiramente; Antes de tudo; Sobretudo; Primordialmente; Em primeiro lugar.
Ainda mais; Assim como; Do mesmo modo; Bem como; Contudo;Juntamente com; Apesar disso; Em outras palavras;
Nesse sentido; Por exemplo; Seja como for; Todavia; Ainda assim; Porém; Além disso; Em outras palavras; Ou seja.Agora;
Apenas; Constantemente; Depois que; Desde que; Enquanto; Em seguida; Logo depois; Imediatamente; Frequentemente;
Ao mesmo tempo; Posteriormente; Conforme; De maneira idêntica; Segundo; Tanto quanto; Tal qual; Por outro lado; Assim como; Em contrapartida; Igualmente; Ao  contrário. concentração nos estudos.

Compartilhe esse conteúdo

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Você está inscrita(o)!

Para finalizar sua inscrição, responda o e-mail
que enviamos para você agora.

Siga também: