4 perguntas fundamentais para focar no futuro

4 perguntas fundamentais para focar no futuro

4 perguntas fundamentais para focar no futuro

focar no futuro; focar no futuro; Antecipadamente; Antes de mais nada; A princípio; De antemão; Acima de tudo;
À primeira vista; Desde já; Primeiramente; Antes de tudo; Sobretudo; Primordialmente; Em primeiro lugar.
Ainda mais; Assim como; Do mesmo modo; Bem como; Contudo;Juntamente com; Apesar disso; Em outras palavras;
Nesse sentido; Por exemplo; Seja como for; Todavia; Ainda assim; Porém; Além disso; Em outras palavras; Ou seja.Agora;
Apenas; Constantemente; Depois que; Desde que; Enquanto; Em seguida; Logo depois; Imediatamente; Frequentemente;
Ao mesmo tempo;

Todo mundo sonha com um futuro brilhante, envolvido de prosperidade e realizações. Mas a grande questão é: você tem trabalhado no seu presente para criar o futuro que você deseja?

Quando se fala em futuro, ações que envolvem planejamento, organização e expertise vêm a tona. Não tem jeito. Futuro é planejado e precisa ser bem definido. E isso é feito no hoje.

Não adianta olhar para frente sem observar a forma que você tem vivido hoje. Os planos, as metas, são todos traçados agora, para que a mudança chegue mais pra frente.

Por isso, trazer essa consciência para o momento presente pode fazer toda a diferença na forma que o futuro irá se apresentar para você. Essa consciência exige questionamentos constantes, que funcionam como compromissos conosco mesmos para tomarmos posse do futuro que queremos viver:

Quem eu sou hoje reflete quem eu quero me tornar um dia?

Nós traçamos um caminho e precisamos compreender que ele reflete a nossa identidade pessoal. É incongruente viver de uma forma que não nos representa e ainda que tentemos por um tempo viver numa ilusão ou fantasia que muitas vezes nos colocamos, isso não é duradouro e mais dia menos dia, precisaremos encarar de frente o nosso verdadeiro eu.

Compreender quem somos nos permite acessar nossas reais aptidões e talentos. Isso facilita a escolha do caminho a seguir, pois sabemos exatamente de que forma seremos melhores sucedidos. Entretanto, baseamos nossas vontades em vidas que não são condizentes com quem somos. O Instagram está aí para nos mostrar as vidas utópicas e ‘incríveis’ que nos parecem tão distantes, mas que, por razões que muitas vezes desconhecemos, ainda almejamos.

A consciência de quem eu sou é que me permite utilizar do meu melhor para crescer e expandir. Isso é muito mais promissor ao seu futuro do que tentar criar um novo eu. Transformar-se diz respeito a olhar para você e compreender o que se quer mudar e o que é possível mudar. Mas tudo começa em você.

Quais as ações que você tem adotado para viver o hoje?

Se o seu futuro é traçado no presente, são as suas ações de hoje que criam as suas ações de amanhã. É uma conta simples de feita, mas difícil de ser aceita.

Sabe aquela ideia de que ‘um dia a conta chega’? É exatamente isso. Se você se alimenta bem hoje, será saudável amanhã; se investe conscientemente seu dinheiro hoje, será próspero amanhã.

O mundo caminha pra frente, em sentido horário e o que plantamos hoje é o que será colhido na posteridade. É a tal da Lei da Semeadura.

E o olhar para a plantação do hoje deve ser criteriosa. Lembre-se: se você plantar chuchus, jamais colherá abóboras;

O que eu realmente desejo? Qual é o meu real propósito?

Quando você se questiona isso, a primeira coisa que deve ser fazer é abrir mão do romantismo que a ideia de propósito de vida pode carregar. Não estamos falando aqui em missão de vida, missão espiritual, descoberta de propósito de consciência…

A questão aqui é: o que te faz feliz? O que te realiza?

Se você pudesse se isentar de todo e qualquer julgamento, interno e externo, o que escolheria pra sua vida? Quem gostaria de ser? O que gostaria de criar/realizar?

Quando você coloca propósito em algo, aquilo toma uma força monumental, pois representa o que de valioso você carrega dentro de si.

É muito mais fácil você se tornar um médico realizado se a ideia de salvar vidas for uma verdade que alimenta a sua alma. Você provavelmente será um terapeuta de sucesso se o valor de contribuição for tão intrínseco, que auxiliar o outro será como auxiliar a si mesmo.

Entender o que te traz satisfação pessoal permite que você escolha um futuro condizente com aquilo que é uma verdade pra você. E uma vez que você pratique algo que tem total transparência com o seu ser, isso será envolvido de amor e satisfação plena no seu futuro.

Se eu fechar os olhos e visitar o meu futuro, qual o sentimento que vem à tona?

A gente sempre quer tudo, quer abraçar o mundo. Não sabemos nem se aquilo é bom ou ruim pra nós, mas se pareceu promissor, queremos com todas as forças.

Olhamos para o futuro desejando uma realidade pura e simplesmente pelo que ela ‘nos parece’. Parece bom, então eu quero.

Mas e se antes de você desejar essa imagem do futuro, você colocar consciência nisso?

É uma mansão que você quer? Se coloque lá dentro. Se imagine em meio a todos aqueles cômodos, todo aquele espaço. O sentimento é de satisfação pela conquista ou de solidão diante daquela imensidão?

É um trabalho frenético, daqueles que você viaja o mundo inteiro que almeja? Imagine que isso já aconteceu, que você vive em aeroportos, em hotéis, em reuniões. Como se sente? Como o executivo bem sucedido ou pensando que não haverá tempo para construir aquela família que você tanto deseja?

Note que não há um juízo de valor aqui. Essa visita ao futuro deve ser feito sem nenhum tipo de julgamento. Não importa se pra você, se tornar um workaholic é mais importante do que ter um filho, por exemplo. São os seus valores que estão em jogo e isso deve ser respeitando por você.

Perceba que quando tentamos sentir como se já estivéssemos vivenciando aquele futuro, isso auxilia a entender se é aquele caminho mesmo que queremos sentir. Nos permite sentir a alegria e felicidade que efetivamente desejamos no caminho.

Ajuste o seu futuro ajustando o seu presente. Se acolha com amor e respeito. Se compreenda. E busque aquilo que te conduz a sua felicidade.

Essa verdade é só sua. Desfrute-a.

Seu futuro está a uma consciência de distância.

Por Andressà R. Doro
Coach de Atitude®. Terapeuta Integrativa e Facilitadora de Consciência.
@andressa.terapias

focar no futuro; Antecipadamente; Antes de mais nada; A princípio; De antemão; Acima de tudo;
À primeira vista; Desde já; focar no futuro; Primeiramente; Antes de tudo; Sobretudo; Primordialmente; Em primeiro lugar.
Ainda mais; Assim como; Do mesmo modo; Bem como; Contudo;Juntamente com; Apesar disso; Em outras palavras;
Nesse sentido; Por exemplo; Seja como for; Todavia; Ainda assim; Porém; Além disso; Em outras palavras; Ou seja.Agora;
Apenas; Constantemente; Depois que; Desde que; Enquanto; Em seguida; Logo depois; Imediatamente; Frequentemente;
Ao mesmo tempo; Posteriormente; Conforme; De maneira idêntica; Segundo; Tanto quanto; Tal qual; Por outro lado;
Assim como; Em contrapartida; Igualmente; Ao contrário. focar no futuro

Compartilhe esse conteúdo

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email