4 erros que você deve evitar na busca pelo propósito

4 erros que você deve evitar na busca pelo propósito

4 erros que você deve evitar na busca pelo propósito

Muito se tem dito que propósito não paga boletos, eu mesma já disse isso algumas vezes. Porém, é importante destacar que quando você tem claro um sentido para sua vida tudo fica tão mais leve que, naturalmente, os resultados acabam acontecendo de forma mais rápida e mais constante.

Então, vamos refletir primeiro sobre o significado de propósito. De maneira literal, propósito significa intenção (de fazer algo), um projeto, um desígnio. É aquilo que se busca alcançar, como uma finalidade. Com base nas minhas pesquisas e prática profissional, propósito é a razão de ser de cada indivíduo.

Eu acredito na ideia de que todos nós temos uma função no mundo em que vivemos, quer dizer, você tem uma razão para estar na sua família, com o seu grupo de amigos e no trabalho em que está no momento. Isso significa que essa função tem a ver com o papel que você desempenha nas relações que estabelece.

Depois de acompanhar tantas transições de carreira, tenho consciência que mais cedo ou mais tarde todas as pessoas passarão pela angústia: por que faço o que eu faço? É exatamente neste momento que a busca pelo propósito se inicia. Você já sentiu algo parecido? Se sim, compartilha comigo no Instagram ou no Linkedin. Vou adorar saber mais sobre sua jornada, especialmente como posso ajudar.

Ainda neste artigo, quero compartilhar com você os 4 erros frequentes que as pessoas cometem na busca do propósito, para que você identifique e busque evitá-los ou percebê-los e já começar a fazer diferente. Os erros mais comuns são: 

1. Achar que é fácil

Encontrar seu propósito exige um nível grande de autoconhecimento e como não aprendemos a praticar isso desde pequenos, é preciso muitos exercícios de introspecção, silêncio, fazer e responder perguntas existenciais para encontrar o seu propósito.

2. Focar no retorno

Pensar no dinheiro que você vai (ou deveria) ganhar é um tiro no pé na busca do propósito. Quanto mais você pensa na consequência financeira do seu propósito e da sua nova carreira, mais tenso e materialista você fica e se desconecta totalmente do caminho do autoconhecimento.

3. Negligenciar

Achar que é desnecessário e ignorar o chamado interno que você sente também é um tremendo erro. Tentar diminuir e menosprezar o desejo que começa a aparecer sobre se conectar de verdade com o que você faz é como se distanciar de quem você pode ser.

4. Achar que é impossível

Por vezes, conviver com pessoas focadas apenas em fazer o que tem que ser feito te faz duvidar da possibilidade de trabalhar com propósito. E este é um erro que você não deve cometer jamais. Propósito vem de dentro, somos únicos e por isso a resposta está sempre dentro, nunca fora.

Agora eu quero saber de você, qual desses erros você já cometeu? Eu sei como é difícil encarar a realidade de que o propósito para a sua vida e seu trabalho existe e você ainda não sabe. Eu sei que você pensa que já é tarde para isso. Mas pergunte-se: quantos anos você pretende viver? Minha aluna mais velha tinha 65 anos em busca de um propósito. Afinal, ela pretendia viver até os 80, não ia passar 15 anos da vida dela sem sentido. E eu pergunto para você: vale a pena continuar vivendo uma vida sem sentido? NÃO VALE! 

Por isso, eu tenho uma dica que vale ouro para te incentivar nesse exercício de reflexão. Depois de orientar e treinar mais de 15 mil alunos em 40 países, percebi algo que parece óbvio depois de dito, mas tenho certeza que vai te ajudar a desanuviar a descoberta sobre isso: propósito tem a ver com contribuição. É o que você pode fazer pelo seu mundo de maneira única e exclusiva.

O meu propósito é ajudar você fazer sua transição de carreira, te ensinar desenvolver pessoas e mentorar para você crescer e passar para o próximo nível profissional. E para isso, só preciso que você tope entrar nessa jornada comigo.

Vamos agir?

Por Zora Viana
CEO do Grupo Atitude Emocional®
@zoraviana

Antecipadamente; Antes de mais nada; A princípio; De antemão; Acima de tudo;
À primeira vista; Desde já; Primeiramente; Antes de tudo; Sobretudo; Primordialmente; Em primeiro lugar.
Ainda mais; Assim como; Do mesmo modo; Bem como; Contudo;Juntamente com; Apesar disso; Em outras palavras;
Nesse sentido; Por exemplo; Seja como for; Todavia; Ainda assim; Porém; Além disso; Em outras palavras; Ou seja.Agora;
Apenas; Constantemente; Depois que; Desde que; Enquanto; Em seguida; Logo depois; Imediatamente; Frequentemente;
Ao mesmo tempo; Posteriormente; Conforme; De maneira idêntica; Segundo; Tanto quanto; Tal qual; Por outro lado;
Assim como; Em contrapartida; Igualmente; Ao contrário.

Compartilhe esse conteúdo

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email